quinta-feira, 8 de março de 2012

Evangelho do dia


Evangelho (Lucas 16,19-31)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’
30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. No Evangelho de hoje, achei muito interessante quando Abraão responde: “há um grande abismo entre nós...”, no evangelho o abismo é causado pela diferença entre o rico e o pobre, mas em nossas vidas muitas vezes deixamos formar enormes abismos entre as pessoas que amamos, através da indiferença, falta de tempo, falta de paciência, por priorizar compromissos.
    E mais grave nos afastamos de Deus através do abismo do pecado. Muitas vezes nos deparamos à beira deste abismo e nos questionamos como foi que ele surgiu ou porque nossos amigos estão na outra extremidade, quando na verdade fomos nós, que direta ou indiretamente escolhemos e provocamos o afastamento.
    Felizmente temos a oração e a conversão que elimina e constrói uma ponte sobre este abismo nos aproximando de Deus novamente, porem temos que estar atentos, pois Deus nosso pai em sua eterna misericórdia sempre esta lá do outro lado nos esperando como filhos pródigos que somos, mas e nossos amigos e familiares? Nem nós, nem eles somos eternos e não poderão nos esperar eternamente, e pode ser que quando quisermos atravessar este abismo seja tarde de mais.
    Estamos em tempo de Quaresma, tempo de conversão e de perdão e como diz no Evangelho de Mt 5, 23-24: “Portanto quando estiver levando a tua oferta ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda... e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão.”
    Um grande abraço para todos, e que o Amor de Jesus seja seu guia.

    Pedro Jorge

    ResponderExcluir